sexta-feira, 6 de abril de 2012

Arma Gathas "Dead to this world"



Arma Gathas
“Dead to this world”
2010 Metal Blade Records


Arma Gathas é composto por Simon Fülleman (Cataract), Ché Snelting (Born from pain), Marc Niedersberg (Machine made god e Cornelius), Max van Winkelhof (Disloyal) e Alex Härtel.
Formado em 2006, este agrupamento germânico dá-nos a conhecer neste seu primeiro álbum as virtuosidades abrasivas das suas influências. Assim, tanto nos ferem os ouvidos com uma agressividade de inequívoca qualidade como nos acalmam o espírito com composições que irradiam uma ilusória transcendência, ambas as vertentes nos deixando marcas que só pecam por tanto agradar, embora talvez um certo cansaço auditivo surja perto do final do álbum.
Apesar do fio condutor que nos enleva a traçar influências como Machine Head, Entombed, Bolt Thrower e Hatebreed, notamos que o agrupamento possui a tendência para surgir com um cunho um tanto original, as ideias sendo amplamente diversificadas, o que talvez seja mais evidente no próximo álbum. Aqui, os instrumentos tentam nos cortar a respiração mal nos dando tempo para pensar enquanto ouvimos a tempestiva intensidade cuspida pelo vocalista e liricista Ché. Se a conseguirmos ter é porque o agrupamento tem o bom senso de vir com instrumentais que parecem dizer “calma, calma, não fiques nervoso”. No entanto, mal nos acalmamos surge uma outra tempestade que parece irradiar loucura. É caso para dizer: “Sacanas…”
Enfim… Confrontados com a abnegação de realidades ficcionadas, tudo o que ouvimos são concepções estritamente verdadeiras pois que dizer de um mundo que se revela tão inóspito que nada de tentador nos traga? Sem saber a qual louco patamar se irá parar à medida que ouvimos este álbum, este não será um lançamento propício para nos relaxar mas, se houver males a expurgar, de certeza que agradecerão pela oportunidade…


(8/10)
Jorge Ribeiro de Castro
crítica publicada na "Versus Magazine"

Sem comentários:

Enviar um comentário