sexta-feira, 6 de abril de 2012

Winter’s Verge “Tales of tragedy"


Winter’s Verge
“Tales of tragedy"
2010 Massacre Records


            Winter’s Verge surgiu em 2004 na ilha de Chipre, enveredando por uma sonoridade fortemente influenciada pelo Heavy/Power-Metal progressivo. Desde então gravaram duas demos que lhes permitiram dar os passos certos a nível de conhecimento regional mas, de modo a se tornarem mais profissionais, decidiram gravar o seu primeiro álbum, “Eternal Damnation”, no Music Factory Studios, na Alemanha, o produtor sendo R. D., o vocalista dos Mystic Prophecy.
Apesar da banda conhecer uma certa popularidade dentro do circuito Power-Metal, surgem certos contratempos com a saída de diversos membros. Resolvida a situação, decidem compor o que se torna “Tales of Tragedy”, um álbum que possui uma direcção mais progressiva, épica e obscura, cujo nome advém do conceito lírico.
Beneficiando de uma grande qualidade sonora devido a gravarem outra vez no Music Factory Studios entre Março e Abril de 2009 é apenas após uma digressão pela Grécia no Prog ‘N’ Run Festival, em Novembro, que assinam pela Massacre Records e são confirmados para suportar Stratovarius em parte da sua digressão europeia “Polaris” no ano de 2010.
Tendo em conta que há vinte anos que oiço diversos géneros dentro do Metal, tive de ouvir este álbum mais vezes do que supunha à priori para começar a engraçar com ele. Mesmo sendo a banda de Chipre, as influências (Stratovarius, Sonata Arctica, Iron Maiden, Yngwie Malmsteen sendo algumas), são demasiado pujantes pois se Winter’s Verge demonstra grande qualidade o mesmo não se pode dizer em relação à originalidade.
De um álbum de onze músicas são três (For those who are gone, uma balada; The captain’s log, cujo inicio fez-me lembrar Dark Lunacy com um majestoso som de violino; Envy, com um bom trabalho de teclado) que me induziram a supor que esta banda tem muito mais para oferecer do que é aqui apresentado. Só é preciso “acordar” o espírito criativo…



(7/10) 
Jorge Ribeiro de Castro
crítica publicada na "Versus Magazine"

Sem comentários:

Enviar um comentário