sexta-feira, 6 de abril de 2012

Gnaw Their Tongues “L’arrivée de la terne mort triomphante”


Gnaw Their Tongues
“L’arrivée de la terne mort triomphante”
2010 Candlelight Records


A existência prova que, por mais luz que nos possa guiar, é difícil nos afastarmos de certas obras tão monstruosamente inspiradas cuja pretensão não é apenas nos arrepiar a pele mas cobrir a nossa consciência com a mais vil mortalha e crivar no nosso âmago aquela fragilidade insondável que nem a noite tardia pôde antes ensinar. Nada nos surge como lampejo de sanidade e avançamos agarrados ao nosso corpo tentando não sentir um quezilento frio que se auto-glorifica ao morder sem pudor…
Conhecido pela qualidade deste projecto, o multi-instrumentista Mories expurga um quinto lançamento onde transcorre uma soturna ambiência que se refugia por entre melodias contagiantes lastimadas por insinuações industriais. Aqui, conspurcadas por uma toada black-metal onde os gritos são perversidades que sorriem, a morte é um conceito primordial que pouca esperança de redenção nos transmite. Não que precisemos dela quando nos confortamos com a ebriedade inspiradora desta edição.
Apesar das influências, as mais óbvias sendo “In Slaughter Natives”, “Blood Axis” e “Sunn O)))”, existe aquele algo mais que se torna único com cada audição. Tal é muito devido às diferentes camadas sonoras que abrigam mais realidades do que se poderia enunciar se não houver a descontracção suficiente, ou impiedosa sujeição, que nos afaste da realidade do dia-a-dia.

(9/10)
Jorge Ribeiro de Castro  
crítica publicada na "Versus Magazine"

Sem comentários:

Enviar um comentário