sexta-feira, 6 de abril de 2012

Silent Stream of Godless Elegy “Návaz”


Silent Stream of Godless Elegy
“Návaz”
2011 Season of Mist


O inicio deste ano dá-nos a conhecer o sexto lançamento dos pioneiros do Doom/Folk, SSOGE, que, surgidos em 1995 na região da Morávia na Republica Checa, nos presenteiam com mais um magnífico manancial de músicas inspiradas na tradição e folclore locais.
Apesar dos problemas a nível de membros da banda que saíram entre os álbuns “Themes”(00) e “Relic Dances”(04) deixando apenas o guitarrista Radek Hajda e o violoncelista Michal Sýkora, o agrupamento conseguiu ganhar dois Grammys (a partir de 2005 designado por Andĕl), com esses dois lançamentos no seu país de origem. E este álbum não foge à qualidade com que o agrupamento já nos presenteou…
Vertendo reconfortantes tonalidades naquele aperto que nos aproxima da dor, descobre-se uma ilustre beleza em cada música. Além do soberbo contraste entre os vocais masculino e feminino, os instrumentos (entre os quais se evidenciam o dulcimer, o violino e o violoncelo) por vezes nos impregnam com um sentimento tão épico que nos fazem acreditar que cada melodia deste álbum tenha o condão de nos aquecer para além de qualquer inverno. Talvez o lugar onde vivem seja mesmo mágico se inspirou o agrupamento a criar músicas tão maravilhosas embora tenha a certeza que SSOGE sempre esteve além do mundano.
Bem-vindos de volta!
(9,5/10)
Jorge Ribeiro de Castro
crítica publicada na "Versus Magazine"

Sem comentários:

Enviar um comentário